"O Rock é muito mais que um tipo de música. É uma maneira de ser, uma otica da realidade, uma forma de comportamento. O Rock é e se define pelo seu publico."
sábado, 28 de agosto de 2010
" O PATINHO FEIO DO ROCK"
"Posso nao durar tanto tempo quanto outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã" JANIS JOPLIN.
Nascida no Texas, creceu ouvindo musicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thorton e cantava no coro local, começou a cantar blues e folk com amigos da faculdade.
Rebelde, Janis se vestia como os poetas da geraçao beat.Trabalhou como cantora de folk,nessa epoca o consumo de alcool e drogas aumentou,chegou a preferir as drogas do que a musica.Regressando a cidade natal,para se recuperar.Em 1966 suas influencias do blues a aproximaram do grupo Big Brother e Holding Company, que estava ganhando algum destaque. O destaque da banda foi no festival de monterrey, com uma versao de Ball anda Chain e os marcantes vocais de Janis. O album Cheap Thrills fez o nome de Janis.
Ao sair da banda, formou um grupo chamado Kozmic Blues Band que a acompanhou em Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama(1969).Com a separaçao do grupo, Janis formou entao o Full Tilt Boogie Band.O resultado foi o album Pearl(1971) lançado apos sua morte, que teve como destaque as musicas: Me and Bob McGee, e Mercedez-benz.
O maior sucesso de Janis Joplin, que chegou a ser chamada de O patinho feio do Rock, sem sombras de duvidas eh Summertime.
Em fevereiro de 1970 Janis esteve no Brasil na tentativa de se livrar do uso de heroina.Especula-se que antes de retornar aos Estados Unidos teve uma relaçao amorosa com o roqueiro brasileiro Serguei.
Janis morreu de overdose de heroina em 4 de outubro de 1970, Los Angeles, California com apenas 27 anos de idade, foi cremada e suas cinzas espalhadas pelo oceano Pacifico.
Ainda hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influencias do folkmais comuns em sua época, e tambem pelos temas de dor e perda que escolhia para suas musicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário