LED ZEPPELIN


Uma das formas de apresentar um produto é compara-lo com o que de melhor a industria fabricou anteriormente. Noquesito musica, nao usar os Beatles como o topo da cadeia é o mesmo que querer discutir com as paredes. Todas as bandas de rock que surgiram após a hecatombe de Liverpool foram colocadas lado a lado aos Fab Four. E claro, tiveram que se contenta com o posto de suditos. Entretanto, quando o ex-guitarrista do Yardbirds, Jimmy Page, decidiu formar o Led Zeppelin no final de 1968, por pouco os rumos do Rock'n roll nao tiveram de ser revistos. Em 1973, o grupo formado por Page, Robert Plant(vocal), John Paul Jones(baixo) e John Bonham(bateria) levou 56.800 pessoas ao Tampa Stadium, na Florida, batendo o recorde de publico em uma unica apresentaçao nos Estados Unidos, que antes pertencia aos Beatles. Dois anos depois, na epoca do lançamento do album Physical Graffiti,  o Led Zeppelin bateria outro recorde na America: conseguiu emplacar seus 6 albuns lançados ate aquele momento na parada da Bilboard 200 ao mesmo tempo, um feito nunca antes alcançado por nenhum outro grupo.
Muito mais que os numeros, a banda inglesa fazia questao de ostentar todo o seu poder. O quarteto tinha à sua disposiçao um aviao particular, drogas, bebidas,  mulheres à vontade e uma teimosia sem precedentes de conquistar o mundo. Tudo isso embasado por musicos que dominavam como ninguem seus instrumentos musicais.
Quando Jimmy Page deixou o Yardbirds em 1968, decidiu que sua proxim banda eclipsaria todas as demais. A escolha de Robert Plant para os vocais foi o encaixe perfeito para sua aura sombria. O bruxo da magia negra teria o "deus dourado" ao seu lado a fim de contrabalançar o sol e a lua em um mesmo espaço.
Com o fim dos Beatles, em 1970,  sobraram os Stones e Zeppelin para tomar a coroa do rock. Antes timidos diante da midia, Plant decidiu tomar a dianteira quando percebeu, em 1972, que mesmo vendendo mais discos e ingressos para seus concertos, eram os Stones que estampavam as capas de jornais e revistas. Era a vez do Zeppelin colocar a cara para fora.
A mudança comportamental deu certo e criou novos paradigmas para a industria musical.Entre 1975 e 1977, o Led Zeppelin nao so havia varrido todos os seus concorrentes para debaixo do tapete como os ingressos dos seus shows esgotavam em horas na Inglaterra e Estados Unidos. A equipe de segurança, antes apenas mais um detalhe entre as bandas de rock, virou prioridade para o grupo. Foi nessa epoca que mitos como quebradeiras em hoteis, destruiçoes de camarins e a violencia explicita entre publico, leoes de chacara e banda - Peter Grant, empresario do quarteto, achacava donos de radio e de casa de shows para garantir que seus contratados tivessem o melhor tratamento possivel - ganharam as paginas das enciclopedias do rock.
As drogas que corroiam seus  integrantes perto to tragico fim - que culminou com a morte por overdose do baterista John Bonham em 1980 -, antes, passavam desapercebidas no inicio espetacular de uma discografia impecavel, Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), Led Zeppelin III ( 1970), Led Zeppelin IV (1971),  Houses of the Holy (1973) e Physical Graffiti (1975) elevaram a alquimia perfeita entre o folk, o rock e o heavy metal. Às duras penas, o quarteto liderado pelo genial Jimmy Page conquistou seu lugar entre os grandes da historia do rock. Os albuns posteriores, Presence(1976), In Through the out Door(1979) e o postumo Coda(1982) sao esboços maltraçados daquilo que o Led Zeppelin havia sido nos anos dourados.
Os retornos esporadicos da dupla Page e Plant durante os anos seguintes causaram suspiros tanto nos veteranos como nas novas geraçoes que foram descobrir a magia do grupo por meio de idolos recentes como Pearl Jam e Wolfmother, por exemplo. E caso StairWay to Heaven e Rock and Roll traga aquele ranço de "dinossauro do rock", nao deixe de destrinchar o restante da obra assombrosa do grupo o mais rapido possivel. Pois caso os Beatles fossem adeptos do hard rock, eles certamente gostariam de ter sido o Led Zeppelin. É bom nao duvidar.