historia do rock


Com milhares de seguidores desde seu inicio, pois, todos os instrumentos em conjunto, acabam tornando o rock um som atraente. Descendente do "blues", musica que se originou da mistura da musica negra e a europeia, esse ritimo se encontra nas raizes dos primeiros artistas de rock,e sua denominaçao decorre da palavra "blue" que na lingua inglesa tambem significa, triste, melancolico. Assim essa nova musica, doce-amarga, se transformou na principal base para a revoluçao sonora da decada de 50.
No entanto é preciso enfatizar que alem do grito negro e das notas melancolicas do blues, a dança e principalmente o som das guitarras eletricas foram fatores essencias para a caracterizaçao do rock.
Nesse ponto se encontra uma variaçao do blues: o rythm and blues, que é a vertente negra do rock. De um outro lado,
Que surgiu na America como um movimento contracultural, visto que sua primeiras manifestaçoes eram contraria aos valores ate entao veiculados. Figuravam convites à dança e ao amor(nao necessariamente ao casamento), descriçoes de carros e de garotas, historias de colegio e dramas da adolescencia. Por um outro lado, nas igrejas se desenvolvia a musica gospel negra, que embora obedecesse as escalas do blues, caracterizavam-se pelo ritimo frenetico ou mesmo sensual, cançoes de redençao e esperança para um povo oprimido. A musica era acompanhada por piano e orgao.
Os jovens brancos começaram, buscar, estranhamente,  na musica dos guetos, algo diferente. O sexo deixava de ser tabu e ser considerado diversao para ambos os sexos. Cançoes de amor deram lugar a musicas mais sacanas. A mistura explosiva da empolgante musica negra com o consumismo branco adolescente havia sido feita... a explosao era questao de tempo. O termo rock and roll era uma giria usada pelos negros americanos, referindo-se ao ato sexual, presente inclusive em muitas letras de blues.AllanFeed foi o responsavel por usar o nome sonoro para denominar o novo estilo musical.
O rock ganhou força a partir da decada de 50, com nomes consagrados como Elvis Presley, Bill Haley entre outros tantos. Os anos  60   foi conhecido como anos rebeldes, graças aos grandes movimentos pacificistas  manifestaçoes contra a guerra do Vietnã. O rock ganha um carater politico de contestaçoes nas letras e foi se transformando com a mistura de jazz, folk, , country. Varias vertentes surgiram do rock tradicional: o Heavy Metal, Hard Rock, Progressivo, Punk, etc, e estao presentes ate os dias de hoje. O rock é caracterizado pelo pelas guitarras eletrica, baixo, bateria, teclado, e podem ainda combinar com piano, sax, gaita. Em 69 o festival de Woodstock torna-se simbolo deste periodo, sob o lema "paz e amor", meio milhao de jovens comparecem ao evento.  Ganhando um cara mais popular a partir do inicio dos anos 70, com a massificaçao da musica e o surgumento dos videos-clipes e tambem uma batida mais forte e pesada. No cenario do rock é a vez do Heavy Metal.Por outro lado, uma batida mais dançante toma conta das pistas de dança: a dance music.

O Rock no Brasil

Ao chegar ao solo brasileiro, diante da ixexperiencia dos jovens frente ao novo ritmo, aos instrumentos e, mesmo á falta de espaço social para a juventude, o rock and roll, inicialmente, foi absorvido, pelas orquestras de jazz, e por artistas tradicionais, responsaveis pelos primeiros sucessos do novo ritmo. A decada de 60 abriu com uma mistura de rock tradicional, som isntrumental, surf music e outros ritmos, como o Hully Gully. O rock nacional explodiu sob diversas formas se tornando o mais criativo da America Latina. O I Festival de Conjuntos da Jovem Guarda, rede Record, em 66, expalhou a febre rock and roll pelo país. Alem de Roberto, Erasmo Carlos e Vanderleia, destacaram-se tbem Eduardo Araujo, Ronnie Von, os grupos Renato e seus blue caps, os Incriveis, The Fevers, entre outros. Eliminando fronteiras sonoras e culturais, Incriveis e The fevers introduziram o som das guitarras na tradicional MPB,destacam-se interpretes e cantores como Caetano, Chico Buarque, Gilberto Gil, e de forma especial, os Mutantes.
Bandas e interpretes "made in brazil" marcaram os anos 70 e afirmaram a identidade do rock nacional, cantando e compondo em portugues. Foi a época que marcou no pais os grandes shows, de uma forma especial ao ar livre. Iluminados por Mutantes, varios grupos surgiram nessa decada,em muitas experiencias, do rock visceral de Made in Brazil ao progressivo Som Nosso de Cada Dia, pela psicodelia barroca de a Barca do Sol, pelo rock rural de Ruy Maurity Trio, ou pela mistura progressivo/erudito/musica regional do grupo O Terço, entre outros.Destacam-se ainda os grupos Som Imaginario, O Peso, Bicho da Seda, Arnaldo e Patrulha do Espaço, Sá, Rodrix & Guarabira, Secos & Molhados, entre outros.
O grande destaque é o aparecimento para o cenario musical, de Raul Seixas, que transformou-se em meados dos anos 70 como o Maior Roqueiro do Brasil, com sua colagem universal de Elvis/John Lennon/Luiz Gonzaga. O rock nacional se firma no mnercado. A banda Blitz, é o primeiro fenomeno expontaneo, influenciado pelos novos ritmos: New Wave, Reggae e Punk. Segue-se inumeros talentos; Barao Vermellho, Titãs, Ira, Capital Inicial, Camisa de Venus, Paralamas do Sucesso, Colera, Ratos de Porao, Garotos Podres, Olho Seco e Mercenarias, entre outros.
Grupos aparecem cantando em ingles na decada de 90, abrindo perspectivas internacionais. Sepultura se consagra na Europa e Estados Unidos, Viper conquista o Japao. A partir de 93, Raimundos, Chico Science, e Mundo Livre, voltam a fazer sucesso cantando em portugues e incorporando ritmos regionais.

                                                        13 de julho  Dia Mundial do Rock

A data surgiu devido a um show que foi destinado a pessoas carentes, já q nao existe uma data certa para o surgimento do rock. A partir dai a data ficou mindialmente conhecida. O rock ainda é muito prestigiado
por muitas pessoas, muitos o reconhce como perola. Cada um tem as suas musicas preferidas e as consideram melhore do rock. Separei aqui algumas que considero, nao as melhores, mas simplesmente aquelas  que fazem o sangue correr mais rapido nas veias:

The long and Windding Road - The Beatles
Kashimir - Led Zeppelin
Highwaystar - Deep Purple
Get Down With it - slade
Maybe - Janis Joplin
Let my Fire - the Doors
Jockermam - Bob Dylan
Hey Joe - Jimmy Hendrix
entre tantas outras